terça-feira, 13 de setembro de 2016

DEOCLÉCIO MARQUES DE LUCENA




Nascido em 10 de agosto de 1913, na cidade de Itabaiana, Paraíba. Seu pai trabalhou como ferroviário, e chamava-se José Marques de Lucena, sendo casado com a senhora Inácia Rosalina de Lucena.
Deoclécio estudou no Colégio São José e logo depois seguiu carreira militar na Marinha. Posteriormente, com a criação do Ministério da Aeronáutica, cursou a Escola de Especialista, situada em Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, e especializou-se em Telegrafia. Em 1947, Deoclécio casou-se com uma prima, a jovem Maria das Neves Costa de Lucena. Dessa união conjugal nasceram José, Bartolomeu, Flávio (falecido), Marcos, Deoclécio Filho, Lúcia e Telma (falecida).
Foi o primeiro Prefeito de Parnamirim, nomeado pelo Governador Dinarte Mariz. Tal nomeação se deu em 10 DE JANEIRO DE 1959 e terminou em  31 DE JANEIRO DE 1960. Mesmo governando por apenas um ano e um mês, Deoclécio deixou vários benefícios em nossa cidade. Citamos como exemplo a construção do primeiro Mercado Público, que substituiu outro mais antigo, em forma de galpão, e que ficava onde hoje existe a praça João Paulo II. A inauguração da obra ocorreu antes da posse do primeiro prefeito eleito, Ilson Santos de Oliveira. Uma atividade importante na sua trajetória foi ser presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que implantou o então Ginásio Augusto Severo. Desse empreendimento participaram o Padre Aquino, o professor Eliah Maia do Rêgo e outras pessoas de destaque na vida municipal.
Coube também ao nosso primeiro prefeito nomeado, delimitar a área territorial de nossa cidade, trabalho concluído na gestão de José Augusto Nunes. É desta época também a construção de um poço artesiano, que ficava por trás da Escola Estadual Presidente Roosevelt. Era funcionário do referido Poço Valdemar Valença, responsável pela distribuição de água para a população.
Deoclécio foi o primeiro secretário do Abrigo Filhos de Deus, fundado pelo seu grande amigo Nestor Lima. Os dois sempre participavam de serenatas, sendo exímios tocadores de violão. Uma outra atividade que exerceu foi a presidência do Potiguar Esporte Clube. Deoclécio foi também delegado interino do Município e trabalhou na Polícia Rodoviária Federal.
Sua militância política foi grande, inclusive no Legislativo, pois no ano de 1964, com expressiva votação, chegou a Câmara dos Vereadores. Há um hospital que foi construído na gestão do prefeito Agnelo Alves, que recebeu o nome de Deoclécio Marques de Lucena. Trata-se de uma homenagem justa para quem tanto lutou por Parnamirim, desde quando aqui chegou, no ano de 1956 Faleceu no dia 24 de fevereiro de 2002

Fonte: Marciano Medeiros, no livro Retratos de Parnamirim, via internent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR EM ESPECIALMENTE A CIDADE DE MOSSORÓ

HOSPITAIS